• + 55 22 2623 4664
  • pousada@arbuzios.com.br
EnglishFrenchPortugueseSpanish

Como planejar uma viagem em família sem estresse?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Organizar uma viagem em família pode ser bastante trabalhoso se tudo não for feito em ordem e com certa antecedência. Isso é verdade principalmente para aquelas mães que tem filhos pequenos e precisam de atenção extra para detalhes como a documentação necessária para viajar.

Fazer uma viagem em família com as crianças pode ser uma grande aventura. Afinal, elas estão cheias de energia e querem aproveitar ao máximo o novo lugar que irão conhecer. Se prepare, pois as perguntas vão começar antes mesmo de você começar a arrumar as malas.

Mas afinal por onde começar? Documentação? Malas de viagem? Serviços de hospedagem? Definir o horário de partida? Escolha do local?

Confira o passo a passo para tornar o planejamento de uma viagem em família muito mais prático e evitar todo aquele estresse de perceber em cima da hora que ainda falta algo para ser resolvido:

1. Escolha um local que agrade adultos e crianças

Pense na viagem em família como um momento para aproveitar melhor os pequenos, o que significa que não se deve apostar em um local que agrade apenas os adultos. Praia e campo são boas opções, que contam com várias atividades para todas as idades.

E não se esqueça de conferir se o hotel em que irão se hospedar tem um espaço para as crianças se distraírem, como recreação, piscina e parquinho.

2. Divida as tarefas

Quem tem filhos maiores não precisa ficar estressada resolvendo tudo sozinha. Deixe que a criança arrume sua própria mala através de uma lista prévia que você deixou preparada com o que ela deve levar, permita que os filhos adolescentes verifiquem quais são as atividades disponíveis na cidade e no hotel em que a família vai se hospedar, e deixe sob sua responsabilidade ou de outro adulto questões relacionadas a documentação, por exemplo.

3. Faça reservas e compre passagens com antecedência

A viagem vai ser de avião? Procure por sites com promoções e faça a compra com certa antecedência para garantir não apenas preços mais baixos, como também que a família toda fique junta durante a viagem.

Já para a reserva do hotel, procure aqueles que contam com bastantes atividades para adultos e crianças, assim é possível deixar os pequenos se divertirem nos dias em que não houver passeios a serem feitos.

4. Cheque todos os documentos necessários

Viajar em família junto com as crianças exige que se leve documentação para comprovar que você é responsável pelos pequenos ou tem autorização de viajar com eles.

Dentro do país, a certidão de nascimento e a identidade – caso a criança já possua – serão necessárias mesmo que a viagem seja feita de carro. Nas viagens para o exterior, além da certidão de nascimento, precisará também do passaporte e do visto, ou identidade para viagens por países do Mercosul. Quem é divorciado precisa também da autorização do pai ou mãe da criança para sair do país.

5. Tenha uma “farmacinha” na bolsa de mão

Em uma bolsa de mão leve remédios essenciais para pequenos problemas que possam acontecer durante a viagem. Dor de cabeça, enjoo no carro ou avião e qualquer outro remédio contínuo que as crianças utilizem devem estar nessa farmacinha em uma bolsa de mão.

6. Arrume as malas sem pressa

Nada de deixar para arrumar as malas um dia antes de viajar. Faça tudo sem pressa e leve a maioria das roupas de acordo com o clima do local que vão visitar. Leve também roupas emergenciais para o clima oposto ao que vão encontrar, em caso de imprevistos. Deixe os filhos maiores fazerem as próprias malas, mas ainda assim faça um checklist para ver se não se esqueceram de nada.

 

7. Prepare um roteiro de passeios

Faça uma viagem em família com um roteiro pré-estabelecido. Ainda assim, não considere todas as atividades obrigatórias ou fixas e esteja disposta a mudar algo quando chegar ao local. O roteiro é apenas para deixar a viagem mais organizada e não ter aquela pressão de decidir o que fazer em cima da hora.

Seguindo esses sete passos para viagem em família, é só aproveitar e curtir os filhos. Com certeza o estresse vai passar bem longe desse momento tão especial!

Hospede-se na Pousada Design Armação dos Búzios

Increva-se em nossa Newsletter

Receba direto em seu e-mail dicas, sugestões e ofertas Arbuzios.