História de Búzios: conheça mais sobre esse lugar encantador!
  • + 55 22 2623 4664
  • pousada@arbuzios.com.br
EnglishFrenchPortugueseSpanish

Conheça a história de Búzios a apaixone-se ainda mais por esse lugar encantador!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Você conhece a história de Búzios, esse lugar paradisíaco, com muitas atrações e que recebe milhares de turistas todos os anos?

A Armação dos Búzios era uma pacata vila de pescadores quando suas belas praias começaram a ser frequentadas como destino de férias, ainda na década de 50. Depois de algum tempo, a jovem Brigitte Bardot passou duas temporadas em Búzios, entre 1964 e 1965, o que fez com que esse balneário fosse revelado ao mundo.

Quer conhecer um pouco mais da história de Búzios? Acompanhe!

História de Búzios

O nome

O primeiro nome do balneário foi “Ponta dos Búzios”, graças a presença de inúmeras conchas de moluscos gastrópodes nas suas praias. Com a construção de um estabelecimento comercial chamado de “Armação das Baleias de Búzios”, o local passou a ser conhecido pelo seu atual nome: Armação dos Búzios.

As conchas encontradas na praia eram utilizadas como adorno e como buzina, que antigamente anunciavam combates. Até 1965, ainda podia ser ouvido o som das buzinas advindos dos vendedores de peixe, que anunciavam suas mercadorias frescas pelas ruas do balneário.

A navegação

história de búzios

Reprodução/Búzios Guia Oficial

A presença precária de portugueses em território buziano contribui para a estadia esporádica de embarcações inglesas e francesas no porto da península.

O ancoradouro fronteiro à Ilha do Caboclo serviu três situações principais:

  1. Apoio em terra às longas viagens transoceânicas;
  2. Base naval de pirataria contra a navegação portuguesa e espanhola; e
  3. Tráfico de pau-brasil que se fazia com a ajuda de jesuítas e índios catequizados.

Início de Búzios como destino turístico

Durante os anos 50, a praia da Armação foi um dos lugares preferidos para veraneio. Algumas famílias da burguesia francesa e brasileira, atraídas pelo cenário encantador das praias, pela exuberância da caça submarina e proximidade da cidade do Rio de Janeiro, herdaram ou adquiriram os antigos imóveis senhoriais da enseada portuária.

A praia de Manguinhos recebeu as primeiras construções de veraneio.

Búzios se torna mundialmente conhecida

Brigitte Bardot em Búzios

Reprodução/Rio de Janeiro Aqui

Ainda que várias pessoas já viajavam para Búzios para fins turísticos, foi quando a atriz Brigitte Bardot e se namorado brasileiro passaram férias nesse local que o destino se tornou mundialmente famoso.

A presença da mais famosa estrela do cinema francês em Armação dos Búzios foi extensivamente noticiada tanto pelos meios de comunicação nacionais, quanto internacionais. Isso impulsionou o balneário que passou a ser considerado um dos mais charmosos do mundo, recebendo turistas, principalmente, brasileiros, franceses e argentinos.

Mudanças políticas

Nessa época, os buzianos entenderam que a superação do complicado momento histórico favorecia a luta radical pelo desenvolvimento econômico e social sustentável, sem a necessidade de intermediação de Cabo Frio.

Empolgados com o processo libertário cabista, começaram a fazer proselitismo em busca da emancipação política-administrativa do 3º distrito.

 

Agora que você já conhece mais da história de Búzios, que tal aproveitar as férias para conhecer as lindas praias buzianas e fazer uma imersão cultural nessa cidade?

Você perceberá vários detalhes do que falamos ao caminhar pela Rua das Pedras e pela Orla Bardot, locais que até hoje mantem essa história viva!

Hospede-se na Pousada Design Armação dos Búzios

Increva-se em nossa Newsletter

Receba direto em seu e-mail dicas, sugestões e ofertas Arbuzios.