Se você está com dúvida entre escolher um hotel ou Airbnb na sua próxima viagem, saiba que não está sozinho. A tecnologia e a internet revolucionaram todos os campos da sociedade, inclusive no que tange ao turismo. Com a invenção de sites como o Airbnb, a busca pela acomodação ideal ficou ainda mais ampla.
Mas afinal de contas, devo escolher um hotel ou Airbnb?
O que é Airbnb?
Vamos começar explicando o que é o Airbnb. Para quem não conhece, essa é uma plataforma que, dentre outras coisas, oferece opções de hospedagem em casas/apartamentos inteiros, quartos ou até mesmo quartos compartilhados.
Através da plataforma, pessoas de qualquer lugar do mundo que queiram alugar seu imóvel ou um quarto da sua casa podem fazê-lo, cobrando para isso um valor de diária e uma taxa para limpeza do ambiente. O pagamento é realizado de forma prévia, através do próprio site/aplicativo.
Pelo Airbnb é possível alugar todo o tipo de acomodação, desde apartamentos, casas, casas em árvore, barcos, trailers e outras opções, seja por uma noite ou períodos mais longos.
Com isso, os hotéis e pousadas deixaram de ser a única opção dos turistas.
Como escolher entre hotel ou Airbnb?
A acomodação ideal depende muito do gosto e restrições de cada um. Para facilitar, vamos explorar alguns aspectos importantes de cada um:
Preço:
Nesse ponto, a grande diferença vai ser o seu orçamento para a viagem. Em ambas opções há preços mais baixos e preços astronômicos! Faça uma pesquisa e compare quanto custa ficar em uma casa inteira no Airbnb e qual é o preço de um hotel do mesmo padrão. Somente assim você poderá tomar a decisão com base no preço. Entretanto, o Airbnb tende a ser mais barato, ainda mais para períodos superiores a uma semana, já que alguns proprietários dão desconto quando a reserva ultrapassa os 7 dias.
Segurança:
Aqui o ponto a mais vai para o hotel. Ter a tranquilidade de chegar na recepção, fazer o check-in e ir para o quarto com a certeza de que a qualquer tempo você pode contar com a ajuda dos funcionários, é bastante reconfortante. Dessa forma, para quem fica inseguro nesse tipo de situação, é altamente recomendado se hospedar em hotéis.
Limpeza:
A limpeza é um aspecto muito importante. Ninguém quer passar pela experiência de se hospedar em um local no qual o banheiro está sujo ou os lençóis manchados. Entretanto, isso pode acontecer tanto com o Airbnb, quanto com um hotel mais simples. Infelizmente não há como ter certeza absoluta de como estará o quarto quando você chegar! A dica é ler comentários sobre o hotel em sites como o TripAdvisor e os comentários sobre o imóvel do Airbnb de pessoas que se hospedaram previamente. Esses comentários podem ser muito úteis para descartar uma opção ou a outra!
Sobretudo, os públicos que frequentam cada tipo de acomodação são diferentes. Os mais aventureiros e que querem economizar, que estão dispostos a abrirem mão de conforto e café da manhã de hotel, provavelmente optarão pelo Airbnb. Aqueles que preferem a segurança, praticidade e comodidade de hotel, ficarão em hotéis.
Existe um meio termo?
Existe sim um meio termo: as pousadas. As pousadas tendem a ser muito mais intimistas do que hotéis, ao passo que são instaladas em empreendimentos muito mais horizontais e oferecerem atendimento diferenciado. Além disso, pousadas tem um charme muito especial, com uma decoração menos estática e que faz com que você se sinta em casa.
Um exemplo disso, é a Armação dos Búzios Pousada Design. A Arbúzios é uma pousada que reúne charme, modernidade, descontração e tranquilidade em um lugar só! Além da decoração e charme, a pousada está localizada em um excelente local, próxima à lindas praias, restaurantes de muito bom gosto e diversas outras atrações.
A experiência de se hospedar em uma Pousada Design é completamente diferente: é imperdível!