• + 55 22 2623 4664
  • pousada@arbuzios.com.br
EnglishFrenchPortugueseSpanish

Ponta da Lagoinha: o paraíso perdido em Búzios

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

O Himalaia fica mais perto do que você imagina: uma praia tranquila em Búzios repleta de belezas naturais. Entenda o apelido e saiba como chegar lá!

Já ouviu falar sobre a Ponta da Lagoinha? Muita gente viaja para o litoral carioca, mas poucos conhecem este paraíso de Búzios. Se você gosta de paisagens cinematográficas e procura uma praia tranquila, pode colocar a Ponta da Lagoinha na lista de lugares para conhecer!

O Himalaia brasileiro

Além de ser um importante destino turístico brasileiro, Búzios abriga uma maravilha isolada.

Conhecida como Himalaia brasileiro, a Ponta da Lagoinha está localizada entre as praias da Ferradura e da Foca e reserva uma vista espetacular com piscinas naturais e grandes ondas, que se quebram nas formações rochosas.  Por toda essa beleza natural, alguns até consideram a Ponta da Lagoinha como um portal de energia.

Ficou curioso para conhecer o paraíso de Búzios? Vem cá que a gente te conta mais um pouquinho!

Por que Himalaia brasileiro?

O apelido carinhoso vem das formações rochosas da região. Parecida com a do Himalaia, as rochas escarpadas estão posicionadas paralelamente em um ângulo de 20 graus de inclinação. O impacto das ondas é responsável por moldar essa beleza natural.

Esse belo destino turístico brasileiro é um dos bens tombados pelo governo do Estado do Rio de Janeiro desde 2003 e ainda abriga minérios como ferro, magnésio e cálcio, além de minerais como o quartzo, a granada e a cianita.

Como não é muito conhecida pelos turistas, a praia é bem reservada e tem vista privilegiada para outros pontos como as ilhas Âncora, Ilhotes e Gravatás.

Ponta da Lagoinha é uma ótima escolha para quem deseja se desligar da correria do dia a dia. É o melhor destino para cuidar da mente e do corpo.

Dicas para visitar Ponta da Lagoinha

Separamos algumas dicas para que você aproveite sua viagem a essa praia tranquila em Búzios sem perder nada! Confere só:

  • Como chegar?

Este paraíso de Búzios fica dentro do Parque Estadual da Costa do Sol, uma área aberta ao público. Para chegar lá você pode caminhar pela margem da praia da Ferradura até a entrada da trilha que leva ao nosso Himalaia brasileiro. O acesso é fácil e tem aproximadamente meio quilômetro de caminhada.

Você também pode chegar pela praia do Forno: vindo de lá, é só ir pela primeira entrada à esquerda após a praia da Foca e pronto!

Outra opção é o passeio de trolley, que tem a Ponta da Lagoinha como uma de suas paradas. Você já pode aproveitar para conhecer outros destinos turísticos em Búzios, já que o percurso conta com visitação a 11 praias e dois mirantes.

  • Avisos importantes!

Como a área é um bem tombado pelo Estado, é proibido fazer piqueniques e deixar lixo no local. Se precisar, leve uma sacolinha com você para colocar toda a sujeira e jogá-la em local apropriado depois. É muito importante preservar esses presentes da natureza.

Outra informação importante é em relação à força da água. As ondas no local são bem fortes e o mar é violento quando bate nas rochas. Então tome bastante cuidado, principalmente se estiver com crianças. Durante a maré baixa, vale aproveitar as piscinas naturais que se formam por lá.

  • Curiosidades sobre a Ponta da Lagoinha

  1. Além da fama de portal energético, Ponta da Lagoinha também já foi cenário para o livro “O Oitavo Selo”. A escritora Heloisa Seixas, autora da obra, visitou Ponta da Lagoinha e se encantou pelo local, que descreveu como “o recorte de um mundo intocado pelo homem
  2. O cantor Caetano Veloso fez um show na praia da Lagoinha nos anos 90 e também se encantou por este paraíso de Búzios
  3. As formações rochosas do Himalaia brasileiro tem mais de 500 milhões de anos! Esse paraíso é resultado da colisão entre os blocos continentais da América do Sul e da África, que juntos formavam o supercontinente Gondwana

Onde ficar para conhecer a Ponta da Lagoinha?

Para combinar com uma praia tranquila em Búzios, nada melhor do que uma hospedagem relaxante, não é?

A Pousada Design soma calmaria e modernidade, oferecendo um espaço elegante com piscina, sauna, bar molhado, salão de jogos e um belo café da manhã.

A localização também é ótima! Você ficará pertinho da famosa Rua da Pedra e de praias como a  Praia dos Ossos e da Armação.

Para facilitar ainda mais, dá para fazer as reservas online!

Vale a pena separar pelo menos um final de semana para conhecer este paraíso, não é?

Gostou deste conteúdo? Acesse o site da Pousada Design para conhecer as opções de hospedagem e os serviços oferecidos pela pousada.

 

 

 

Leia também: Projeto Ecorais em Búzios

Hospede-se na Pousada Design Armação dos Búzios

Increva-se em nossa Newsletter

Receba direto em seu e-mail dicas, sugestões e ofertas Arbuzios.