• + 55 22 2623 4664
  • pousada@arbuzios.com.br
EnglishFrenchPortugueseSpanish

Projeto Ecorais em Búzios: em busca do uso sustentável dos corais

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Você já ouviu falar no Projeto Ecorais em Búzios?

Todos os turistas que visitam Búzios se encantam com as belas praias, cenários paradisíacos e vida marinha preservada do balneário. No entanto, nem todos sabem que por trás disso tudo há muito estudo e preocupação ambiental, a fim de garantir um turismo responsável e que não prejudique a maior riqueza do lugar: a natureza.

Um dos grandes projetos é o Ecorais, comandado pela BrBio, do qual falaremos hoje. Quer conhecer mais sobre essa iniciativa incrível? Acompanhe!

O que é a BrBio?

O Instituto Brasileiro de Biodiversidade (BrBio) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público que visa contribuir para a conservação e proteção do meio ambiente, por meio da promoção e implementação de projetos de pesquisas básicas e aplicadas à sustentabilidade ecológica, social e econômica.

o que é a BrBio

Reprodução/BrBio

O que a BrBio faz na Armação dos Búzios?

A BrBio possui diversos projetos, e entre eles está o Projeto Ecorais em Búzios.

O Projeto Ecorais em Búzios objetiva avaliar e monitorar a saúde dos ambientes de corais e promover a sensibilização da sociedade e subsidiar informações relevantes para a gestão ambiental de Búzios. Dessa forma, pretende-se garantir o uso sustentável desses ecossistemas marinhos tão relevantes para o país e para o mundo todo.

Os recifes rochosos são considerados um dos mais importantes ecossistemas por conter uma grande riqueza de espécies de alta importância ecológica e econômica, tais como corais, mexilhões, ostras, crustáceos e uma ampla variedade de peixes.

corais de búzios

Reprodução/BrBio

Como começou o Projeto Ecorais em Búzios?

O Projeto Ecorais em Búzios surgiu no ano de 2000 a partir de uma pesquisa científica sobre a saúde dos corais em Búzios. O trabalho foi motivado pela preocupação dos pescadores e órgãos municipais com os danos causados pela atividade humana nos ambientes marinhos costeiros da região, eventualmente ocasionados por atividades turísticas conduzidas de forma inadequada.

O Projeto Ecorais tem o apoio do Projeto de Apoio à Pesquisa Marinha e Pesqueira do Estado do Rio de Janeiro, sob responsabilidade do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – Funbio. O projeto também conta com parcerias importantes, como a UERJ, UFRJ e UFF e Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Pesca da Armação dos Búzios.

projeto ecorais em búzios

Reprodução/BrBio

Atividade recente do Projeto Ecorais

No mês de março, a equipe de pesquisa do BrBio vai finalizar a ação de monitoramento do Projeto Ecorais nas praias de Búzios. A atividade visa avaliar a saúde das populações de corais da região e analisar se o estado de saúde desses animais está associado às alterações nas condições ambientais.

Segundo depoimento da coordenadora do Projeto, Simone Siag Oigman Pszczol, “a equipe pretende também filmar as atividades de pesquisa, além de integrar diferentes atores envolvidos no projeto, como o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade, Chevron e a Secretaria Municipal de Educação, Esportes, Ciência e Tecnologia de Armação de Búzios”.

Nessa saída de campo, os pesquisadores também pretendem coletar pequenos pedaços de tecido dos corais da região para realizar análises moleculares, com o objetivo de descobrir padrões e dinâmicas dos organismos que vivem em simbiose com os corais, chamados de zooxantelas. Esta pesquisa é realizada em parceria com pesquisadores do Laboratório de Biodiversidade de Cnidaria da UFRJ.

vida marinha búzios

Reprodução/BrBio

Se você quiser acompanhar esse projeto de perto, curta a página da BrBio no Facebook. A preservação dos corais da Armação dos Búzios é uma responsabilidade de todos. Vamos fazer nossa parte?

Hospede-se na Pousada Design Armação dos Búzios

Increva-se em nossa Newsletter

Receba direto em seu e-mail dicas, sugestões e ofertas Arbuzios.